sexta-feira, março 18, 2016

COMBOIO DE MOTOS, como proceder!

COMBOIO DE MOTOS
O que fazer quando encontrar um na estrada?
Você está com seu veículo na estrada e encontra um grupo de motos à sua frente. O que você deve fazer? Este texto pretende tirar suas dúvidas.
A primeira coisa é você entender que um comboio de motos na estrada é um grupo de amigos, pais e mães de família, indo para algum lugar por lazer ou necessidade, igual a você! Não estão ali pra te desafiar, te atrasar ou te ameaçar. Eles sabem que moto é perigoso e andar em comboio é mais perigoso ainda. Todos se prepararam para rodar juntos e alguns podem estar fazendo isso pela primeira vez, com um pouco de medo inclusive. Eles e você querem chegar no destino numa boa, sem acidentes.
A segunda coisa que você deve fazer é observar o que está acontecendo à sua volta! O comboio tem uma forma organizada em fila dupla alternada ou é um amontoado de motos sem formação definida? Tem outros veículos na frente do comboio? Eles estão “devagar demais” ou é você que está com pressa ou já acima dos limites? Se eles estão “devagar demais”, eles tem um motivo! Pode ser um problema na estrada, que eles já viram e você não, excesso de prudência, ou pura falta de experiência mesmo.
A terceira coisa é entender que em um comboio de motos, o último motociclista é que vai “conversar” com você. Ele é chamado de “ferrolho” e é ele que tem a responsabilidade, perante o comboio, de lidar com os veículos atrás dele. Ele vai entender o que você quer e passar adiante para o comboio, e é ele que vai te sinalizar o que o comboio vai fazer.
VOCÊ ESTÁ DE CARRO/CAMIONETE/CAMINHÃO/ÔNIBUS:
Em pista simples, aguarde o comboio lhe dar passagem! Lembre das "3 coisas a fazer". Se eles forem experientes, estarão em fila dupla alternada e vão lhe dar passagem em breve, com segurança. Fique afastado e não pressione o comboio, pois alguém poderá se assustar e cair. Um comboio tem duas formas de te dar passagem: todos vão o lado direito da via, ou se dividem em blocos menores com espaço entre eles. Depende de uma série de fatores. Você vai receber um sinal do “ferrolho” e ao ultrapassar o comboio, verifique se o tamanho dele é compatível com a segurança para a sua manobra. Este é o pior caso na estrada e gerador de muitos acidentes, brigas e confusões. Vamos lembrar de novo que todos estão na estrada para chegar no destino com segurança.
Em pista dupla, se o comboio está na faixa da esquerda, estão ultrapassando alguém. Ou a pista da direita está esburacada. Aguarde o fim da ultrapassagem ou do trecho esburacado, que o comboio irá para a faixa da direita e lhe dará passagem.
OBS: se você vai pegar alguma saída à direita em breve, nunca ultrapasse o comboio. Espere atrás até chegar na sua saída. Evite começar a ultrapassar e lá na frente ter que cruzar no meio do bonde para pegar a sua saída à direita. Isso tem gerado graves acidentes!
VOCÊ ESTÁ DE MOTO, SOZINHO OU EM OUTRO COMBOIO:
Em pista simples ou dupla, evite entrar no meio do bonde, ou fundir os comboios. A regra é simples: “NUNCA ENTRE EM BONDE ANDANDO!”. Fique atrás e na melhor oportunidade ultrapasse com segurança. Não faça gracinhas na estrada (empinar, estourar giro, etc). Após a ultrapassagem, não fique na frente do comboio andando mais devagar. Siga seu caminho. Lugar de bater papo é na próxima parada.
Fonte: Jornal Moto Informativo